A revista Viva Porto fez uma interessante reportagem sobre a utilização, no torneio de 25 de Abril, das novas máquinas que o Clube de Bridge do Porto recentemente adquiriu para usar nos seus torneios.
Esta reportagem pode, desde logo, ser vista online no site da revista Viva!Porto. Mas deixamos aqui um pequeno excerto deste importante trabalho e abre o “apetite” para esta presença do CBP na Viva Porto:
«O Clube de Bridge do Porto utilizou, num recente torneio que ocorreu dia 25 de abril, uma tecnologia completamente inovadora na Península Ibérica, que está a despertar o interesse e a curiosidade dos amantes desta modalidade. Pela primeira vez, em Portugal e Espanha, os jogadores deste clube utilizaram uma pequena máquina, colocada no centro da mesa de jogo, aquilo que tecnologicamente chamamos de robô, que está ligada a um tablet, através de um sistema de comunicação bluetooth. A nova tecnologia mantém os jogadores “em contacto com todo o mundo do bridge”, destacou Rui Pinto, um dos mais consagrados bridgistas portugueses e sócio do Clube!
Agora, ao invés de serem os jogadores a fazerem a distribuição das cartas, são as máquinas que, automaticamente, fazem esse trabalho, através de um ficheiro já previamente escolhido, que permite, depois, fazer a comparação entre os diversos jogos. Mas, para além da possibilidade de as quatro pessoas que se sentam na mesma mesa, numa fase de uma determinada competição, “jogarem jogos que já foram jogados dezenas de vezes em qualquer parte do mundo e compararem os resultados que estão a fazer”, o que por si só, garante, já é “uma grande melhoria”, esta máquina, com cerca de 2 kg, e de dimensões de 25cm por 25cm, tem, também, uma outra vantagem, que é o facto de todos os jogadores, na sala, poderem jogar, ao mesmo tempo, os mesmos jogos».